A História e o Uso dos Mantras em Línguas e Religiões

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais e Pesquisado)

Os Mantras são as chamadas práticas da mente-corpo, e registros históricos datam que elas existem a mais de 3.000 anos, mas acho que é muito mais, porém podiam ser práticas secretas em períodos anteriores.
Porém os mantras se popularizaram muito nos últimos 150 anos, onde existem uma grande quantidade dessa prática na língua sânscrito e indiana.
No Budismo Esotérico, Tibetano, se faz um grande uso dos mantras, chamado também de Mantrayana, que quer dizer “Veiculo dos Mantras”.
Porém no Budismo Esotérico precisa receber a iniciação das divindades, da qual pertence o Mantra, para poder pratica-lo, caso contrário ele é inútil. 
Cada divindade tem seu mantra no Budismo Tibetano, e são usados em meditações ritualísticas, onde também se utiliza mandalas com símbolos e divindades.
Inspirado no Budismo Esotérico também criamos meditações ritualísticas com mantras e mandalas, segue o link para elas:
Meditações Ritualisticas para Autoconhecimento
Meditações Ritualisticas para Atingir a Iluminação
Antigamente os mantras eram secretos e mantidos nas línguas indianas e sânscrito, pois era necessário para se proteger de pessoas más intencionadas, por isso os mantras podem ter muito mais do que 3.000 anos.
Os mantras, os sons sagrados, e é assim que é importante pensar sobre eles, pois é a verdade, o respeito e a reverencia para essas práticas que tanto nos ajudam.
O interessante é que o sânscrito não é mais usado como língua, mas ainda é usado em mantras.
Os mantras podem ser feitos em qualquer língua, inclusive o português, e aqui no site temos muitas praticas dele em português, que trazem uma realização muito bonita, para termos sucesso na vida, para autoconhecimento, iluminação, auto-estima, escutar nosso coração e muito mais.
Veja nossa seção em: Práticas de Mantras em Português
Existem mantras nas mais diferentes religiões, como o amém cristão, os nomes dos Orixás e os Pontos cantados na Umbanda.
Na Bíblia se faz uma referência aos mantras que é muito comentada, que fica no Evangelho de João, 1,1. Veja: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
Assim podemos nos ater de como é sagrado o uso de mantras, como ensinamos acima nesse mesmo texto.
Antigamente os mantras eram escritos em folhas de Palmeiras, e como eram secretos, famílias ficavam encarregadas de guarda-los, se tornando relíquias de família.
Antigamente a tecnologia da escrita era muito precária, e poucos escritos lotavam uma biblioteca.
Porém eles conseguiam conversar bem os escritos, com muito cuidado.
Na índia escritas de mantras foram transferidas para seus principais livros sagrados, que são os Vedas.
Esses mesmos mantras dos Vedas são utilizados nos dias de hoje.
Muitos argumentam que os mantras em sânscrito foram tão, mas tão bem feitos que seus fundamentos eram tão bons que os utilizamos até hoje, e por isso são muito uteis.
Quando praticamos um mantra em sânscrito, o que acontece é que é absorvemos a suas palavras e o nível de consciência colocado nelas, o que as faz carregadas de boas vibrações.

 

 

Alguns Destaques: